Programas Institucionais

Ação nas Emergências

A atuação nas situações de emergência natural e social é um grande desafio que exige uma resposta rápida das organizações da sociedade civil, da Igreja e do próprio governo.

O Mensageiro da Caridade tem qualificação paraatender todo o tipo de ocorrência, não somente nos momentos da catástrofe. Trata-se de uma atenção continuada ao sofrimento dessas famílias. Nos últimos anos, o Mensageiro da Caridade teve uma atuação significativa no apoio às famílias e comunidades atingidas por enchentes, incêndios, temporais e outras catástrofes, porque o sofrimento atinge aspessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.Todos os dias, instituição é procurada por famílias atingidas por sinistro. De forma gratuita, a entidade atende aos encaminhamentos, com a doação de bens necessários, para que não faltem as condições básicas de sobrevivência e dignidade às famílias.
Apoio aos migrantes Nos últimos anos, com o crescimento das migrações, a entidade tem auxiliado centenas de famílias que chegam ao Rio Grande do Sul desprovida das condições básicas para viver. Mobiliar residências e repúblicas com o repasse de móveis e utensílios domésticos tem sido uma atividade constante.
O grande esforço recente tem sido efetivado no apoio às famílias de venezuelanos que foram trazidos à Região Metropolitana. Eles estão saindo dos abrigos e não têm as mínimas condições de mobiliar suas novas residências, por falta de uma ação organizada do poder público. O Mensageiro da Caridade está socorrendo dezenas de famílias. Ao receber a mobília básica para sua residência, a migrante Ennymer Vanessa Rondon afirmou: “Este é um presente deDeus que estamos recebendo do Mensageiro da Caridade, porque não temos nada”.