Notícias

Equipes da Área Sul retomam encontros presenciais

02/10/2021 11:36:50

As Equipes da Caridade das paróquias da Área Sul de Porto Alegre retomaram no dia 22 de setembro as reuniões presenciais. Os encontros servem para alinhamento das ações e planejamento conjunto das atividades da Dimensão da Caridade. A reunião aconteceu na Paróquia Menino Jesus de Praga e foi coordenado pela representante da Área, Cleuza Tramontina, com a presença de representações de diversas paróquias. A assessoria aos trabalhos foi executada pelo Mensageiro da Caridade, através do jornalista Elton Bozzetto e da Assistente Social Cintia Colombo.

Os representantes das paróquias compartilharam as ações e a dinâmica de trabalho na pandemia. Nenhuma paróquia suspendeu as atividades durante este período. Os relatos indicaram que houve um acréscimo expressivo no serviço de atendimento emergencial às famílias em razão dos  problemas decorrentes do isolamento social, da redução das atividades ocupacionais e da perda do emprego por muitas pessoas das famílias assistidas. A Paróquia São Vicente Mártir, por exemplo, atendia mensalmente 72 famílias cadastradas. Durante a pandemia esse número passou para 230 famílias.

Durante a reunião, a assessoria lembrou das diretrizes da Dimensão da Caridade da Arquidiocese, para que todas as paróquias realizem a ação social em sintonia com as orientações arquidiocesanas. As equipes paroquiais também foram convidadas a participar da celebração do Dia do Pobre, que será realizada na Catedral Metropolitana, no dia 14 de novembro. Também foram orientadas sobre a inscrição para o Curso de Interpretação de Editais e Elaboração de Projetos de Captação de Recurso, que o Mensageiro da Caridade irá oferecer gratuitamente nos dias 27, 28 e 29 de outubro e 03, 04 e 05 de novembro. A partir de agora as paróquias da Área terão encontros presenciais bimestrais. A próxima reunião será no dia 24 de novembro na Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Encontro na Paróquia Menino Jesus de Praga.