Notícias

Cáritas/RS comemora 60 Anos de história

19/11/2021 08:34:55

A Cáritas do Rio Grande do Sul celebrou no dia 11 de novembro, na Paróquia Santo Inácio, em São Leopoldo, a ação de graças pelos 60 anos de sua fundação. A criação da entidade ocorreu em 12 de novembro de 1961. Na época existiam organizações da Cáritas na Arquidiocese de Porto Alegre e na Diocese de Vacaria. A instituição estava em sintonia com a Cáritas Internacional criada pelo Papa Pio XI, há setenta anos, que exortava a Igreja a ver a pessoa de Cristo nos pobres e nas pessoas que sofrem. Hoje, a Cáritas está presente em mais de duzentos países e territórios para cuidar dos empobrecidos na defesa da dignidade humana e da criação das condições para o desenvolvimento integral.

O Bispo Refencial da Cáritas/RS, Dom Sílvio Dutra, manifestou gratidão às equipes paroquiais e diocesanas que vivem o amor samaritano, que atuam com força e vigor em doze dioceses do Rio grande do Sul, promovendo a transformação social. “A Cáritas existe porque Jesus está próximo dos pobres. Cuidar da vida é um imperativo evangélico, porque cuidar dos pobres é cuidar de Jesus”. Ele acrescentou que, por orientação do Papa Francisco, a Cáritas deve enfrentar uma economia e uma política que mata, porque elas estão voltadas para enriquecer os ricos e enfraquecer os pobres. “É necessário hoje, enfrentar os condicionamentos que levam os pobres a se considerarem os culpados pela sua condição. Ao mesmo tempo, enfrentar o falso pensamento do empreendedorismo que sepulta o futuro dos trabalhadores, porque nenhuma segurança lhe está sendo assegurada”.

Dom Sílvio acrescentou que a Cáritas precisa ainda enfrentar a indiferença em relação aos empobrecidos, porque ela é uma violência das mais cruéis. “Sensibilidade e compaixão são atitudes desafiadoras e necessárias. Por fim, todos temos o desafio de trabalhar por um desenvolvimento sustentável e inclusivo, trabalhando com os pobres. Os pobres precisam ser promovidos, abraçados e não contados. Eles não podem ser apenas estatística”.

O Dirertor Executivo do Mensageiro da Caridade, Luís Carlos Campos, lembrou que a Cáritas/RS é a expressão de comunhão e unidade na ação caritativa da Igreja no RS. “Fizemos uma bela história de solidariedade, desde o nosso pioneiro Pe. Paulo De Nadal , que protagonizou uma organização consistente e competente na promoção do desenvolvimento social”.

Dom Sílvio Dutra presidiu a Celebração.