Notícias

Orientação visa combater a violência contra a mulher

10/05/2023 18:20:09

A violência contra a mulher tem se constituído numa das principais violações contra os direitos humanos. Esta expressão violenta atinge os direitos à vida, à saúde e à integridade física e psíquica. Como estratégia para contribuir na conscientização e educação da população quanto aos direitos e deveres, o Centro Social De Cultura e Artes Padre Irineu Brand realizou, no dia 28 de março, uma jornada de estudos em parceria com a AVESOL. O trabalho foi conduzido pelos assistentes sociais Eduardo e Fernanda Simões.

A atividade realizada em dois turnos teve a participação de crianças, adolescentes e idosos, que residem em zonas de índices elevados desse tipo de ocorrência. O assistente social do Centro Social, Jonas Pertile, destacou que o objetivo é dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes. “Nosso propósito é orientar as pessoas sobre as maneiras de auxiliar as mulheres que sofrem essas violências, esclarecendo sobre as diversas formas de manifestação, os direitos destas mulheres e sobre a necessidade da equidade de gênero”.

Pertile acrescentou que entre as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres estão a baixa autoestima, desconhecimento dos direitos, medo do agressor, pressão psicológica, sentimento de culpa, vergonha, medo de ficar sozinha, dependência econômica, falta de apoio familiar e pressão familiar. “Esses fatores impedem que elas digam não à violência que afeta a sua dignidade e tomem uma atitude para denunciar as ocorrências e acessar a rede de apoio”.

Diálogo repassou orientações sobre os direitos da mulher.