Notícias

Projeto desenvolve resiliência em tempos de COVID

19/05/2023 13:50:06

O Centro Social De Cultura e Artes Padre Irineu Brand vai desenvolver um projeto que visa a promoção de saúde mental e resiliência em crianças afetadas pela COVID-19. A atividade será desenvolvida pela psicóloga Carolina Aime. No dia 20 de março ela realizou uma reunião com os pais e responsáveis pelas crianças para explicar a dinâmica e a metodologia do trabalho.

Segundo a psicóloga, esta atividade é importante porque a pandemia foi uma experiência potencialmente negativa e que afetou o desenvolvimento das crianças. “Fazê-las conhecer e reconhecer esses efeitos permite desenvolver estratégias de atenção e promoção a saúde para esse público”.

O projeto será desenvolvido em oito encontros com duração aproximada de duas horas. Cada grupo será composto por 8 a 15 crianças de oito a doze anos de idade. Carolina explica que a dinâmica das primeiras quatro sessões possuem os objetivos de apresentação do grupo, criação de um ambiente acolhedor, explicação sobre os direitos das crianças e as definições de regras dentro do grupo. As outras quatro sessões terão atividades lúdicas, para que as crianças possam compreender a experiência de pandemia. “Queremos como resultado desse trabalho reduzir riscos relacionados a essa experiência e desenvolver estratégias para lidar com suas consequências”.

Pais e responsáveis receberam informações sobre a atividade.