Notícias

Cáritas Arquidiocesana auxilia comunidade Kaingang

24/07/2019 15:33:05

A Comunidade Indígena Kaingang recebeu no dia 16 de julho/19 a equipe da Cáritas Arquidiocesana. Localizada na Estrada São Caetano, Zona Sul da Capital, o grupamento indígena tem uma relação antiga com a entidade.  São famílias que recebem móveis, roupas e resíduos de madeira para reciclar peças de uso doméstico. Participaram da reunião o Diretor Executivo da Cáritas, Luís Carlos Campos, o Capitão da Comunidade, Valdomiro Marcos, o Coronel e o sargento da comunidade Kaingang, Marcos e Valdir Salvador e as assistentes sociais da Cáritas, Marta Bangel e Andressa Rech.

Residem na Comunidade São Caetano vinte e seis famílias, totalizando 140 pessoas. Durante a reunião, foi definida a realização de um cadastramento das famílias pelo serviço assistencial da Cáritas. Essa iniciativa visa auxiliar no acompanhamento da realidade e realizar ações de mobilização da comunidade para apoiar iniciativas dos indígenas.

As famílias já estão integradas à rede socioassistencial e recebem bolsa família. No entanto, muitas atividades necessitam de valorização. A entidade católica também vai auxiliar o grupo indígena para mobiliar um espaço de reunião e encontro comunitário. Segundo Luís Carlos Campos, a Cáritas vai manter a doação de móveis e madeira. "Outro apoio será dado na divulgação das expressões culturais da comunidade Kaingang, para que a população e as comunidades católicas possam conhecer e promover a cultura indígena".

Equipe da Cáritas e representantes dos Kaigangs.