Notícias

Encontro de Formação debate atuação nos Conselhos

02/10/2019 13:26:06

“A Igreja foi fundamental na instauração do processo democrático e é essencial na defesa do controle público do Estado”. A afirmação é da especialista em gestão pública e Conselheira Estadual de Assistência Social, Leila Thomassim. Ela foi uma das palestrantes do Encontro de Formação Social, promovido pela Cáritas Arquidiocesana de Porto Alegre no mês outubro/19. O evento debateu o tema da importância da presença dos cristãos nos conselhos de políticas públicas da área social.

Ela afirmou que o bem comum significa assegurar a universalização dos serviços e o atendimento pleno dos direitos da população. “A participação dos cristãos nos conselhos deve ser uma presença ativa, militante e que promova a defesa de ações públicas que beneficiem a toda a comunidade”. A Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Criança e Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Patrícia Dias, acrescentou que o conhecimento da legislação e da dinâmica de funcionamento dos conselhos é fundamental para o exercício da representação.

A Conselheira Tutelar, Cleusa Tramontina, acrescentou que os conselhos de representação são essenciais para promover uma mudança no conceito e no exercício da caridade. “Não adianta matar a fome se não promove-se uma mudança de vida das pessoas. Essa medida somente perpetua a dependência e a tragédia da miséria”. Ela salientou que toda a pessoa tem direito de nascer, crescer e se desenvolver no ambiente familiar. “Quando se fala em proteção integral significa dizer da necessidade de ter todos os direitos humanos efetivados e respeitados”. Cleusa apresentou sua experiência acumulada na atividade do Conselho Tutelar da Zona Sul. Para ela, o conselho não pode ser um trampolim político ou um lugar de espetáculos, mas um espaço de atuação para defender a vida em sua integralidade. 

Ela acrescentou que ser conselheiro é fazer o exercício da representação de toda a sociedade. Por isso, a fé cristã oferece uma segurança, quando o agente se dispõe a atuar de modo indiscriminado na proteção da vida.

 


Palestrantes do Encontro de Formação

 


Público atento à explanação do tema

Cleusa Tramontina compartilha sua experiência