Notícias

Encontro de Formação aprofunda Campanha da Fraternidade/2020

27/11/2019 09:29:24

“O cristão é chamado a ver a vida que está ameaçada e cuidar dela”. A afirmação é do teólogo Frei José Bernardi. Ele foi o palestrante do Encontro de Formação Social realizado na tarde desta terça-feira (26 de novembro/19), na sede da Cáritas Arquidiocesana. A atividade reuniu dezenas de agentes da ação social da Igreja para aprofundamento do tema da Campanha da Fraternidade de 2020.

Segundo Bernardi, a primeira grande realidade que ameaça a vida é a situação de crianças e adolescentes no país. 11 milhões de adolescentes sobrevivem, com menos de 234 reais mensais e outros 11 milhões morrem por ano vítimas da violência. Ele chamou a atenção também para a realidade do desemprego, da ameaça ao meio ambiente, a banalização da vida e o crescimento das situações de depressão e suicídio. “Infelizmente a vida não é concebida pela sociedade atual como o bem maior. Acima dela está o mercado, o lucro e os interesses econômicos”.

O teólogo apontou, no entanto que existem, muitos sinais de esperança nas organizações e serviços eclesiais que se comprometem com o acolhimento, a promoção humana e na proteção da vida. “Precisamos de um olhar que permanece sobre as realidades de sofrimento, e ter um olhar de compaixão. Isso significa ver com, ternura tanto no cuidado da vida humana, quanto na ecologia integral. Não podemos cuidar apenas da vida humana, sem cuidar da casa comum”.

O teólogo destacou que a Campanha da Fraternidade 2020 fez uma conexão direta entre evangelização e promoção humana. “Quando humanizamos a vida das pessoas estamos evangelizando”. Ele salientou que o grande gesto concreto da Campanha será a realização da Jornada Mundial do Pobre. Portanto, a atividade não ficará restrita ao período da quaresma, mas se estenderá durante todo o ano. O tema da Campanha/2020 é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, com o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.


Frei Bernardi chama atenção ao cuidado com a vida.


Participantes atendos.

Frei José Bernardi sob o olhar atento dos participantes.