Notícias

Idosas promovem carnaval animado no Serviço de Convivência

26/02/2020 10:18:14

Carnaval é a festa da alegria! Por isso, a celebração não tem idade. As idosas que participam do Serviço de Convivência da Cáritas arquidiocesana, desenvolvido na Paróquia Nossa Senhora da Glória tiveram uma tarde de grande festa. A atividade foi realizada na quarta-feira, 19 de fevereiro/20, na Capela Menino Jesus, no bairro Glória.
Segundo a Assistente Social, Marta Bangel, o aspecto mais importante da festa foi o envolvimento das idosas em toda a preparação e organização. “Elas decoraram o ambiente, elaboraram as fantasias, escolheram as músicas e organizaram o evento”. Ela destaca que a proposta da atividade era promover a memória das participações delas nas antigas festas de carnaval. “Só tocaram marchinhas antigas que elas escolheram para a animação”. 
Ela conta que tudo foi organizado a partir do diálogo sobre as origens do carnaval e as atividades realizadas em épocas passadas. “Foi muito interessante observar que mesmo diminuindo o som da música elas continuavam cantando as músicas que escolheram para a tarde”. Marta acrescenta que essa proposta de trabalho tinha como objetivo valorizar a autoestima e as memórias. 
Um dos momentos de muita vibração foi na eleição da Rainha do Grupo. A escolha aconteceu com desfile das participantes apresentando as fantasias preparadas para a festa, que ocupou toda a tarde. “Foi muito lindo ver todas as idosas participando, incluindo as que têm dificuldade de locomoção. A participação foi integral, mesmo com gestos e expressões limitadas”.


A alegria foi contagiante...


Fantasias elaboradas pelas próprias idosas.

Idosas do Serviço de Convivência.