Notícias

Vicariato define planejamento das ações sociais em 2020

16/03/2020 12:11:28

As Equipes da Caridade das paróquias e áreas pastorais consolidaram na terça-feira (10 de março/20) o planejamento das ações para 2020 no Vicariato de Canoas. As lideranças ratificaram a importância do trabalho em sintonia com as diretrizes da Dimensão da Justiça, Caridade e Paz da Arquidiocese de Porto Alegre. Cada Área Pastoral realizará três encontros de qualificação, assessoramento e monitoramento das ações ao longo do ano e um encontro conjunto de avaliação no mês de novembro, com assessoria da Cáritas Arquidiocesana. 

Uma das ações importantes será o fortalecimento das atividades de inclusão produtiva. A Área de Esteio vai desenvolver, a partir de 31 de março, dois cursos de qualificação. Um será o atelier solidário, com a disponibilização de máquinas, suprimentos e instrutor para dar continuidade ao curso de corte e costura realizado em 2019. A segunda será a implantação de um novo curso de formação profissional na área de padaria e confeitaria. Serão 160 horas de formação nos dois segmentos, através de parceria com o SENAI, que oferecerá certificado com base no Código Brasileiro de Ocupações.

A Área Pastoral de Canoas vai atuar na mobilização de voluntário, no atendimento social à crianças e adolescentes e na motivação dos cristãos leigos para o trabalho na dimensão da caridade. As paróquias de Sapucaia do Sul definiram o reforço no processo de qualificação das lideranças para atuação nas políticas públicas, no fortalecimento da integração das paróquias e nos projetos de inclusão produtiva.

O Coordenador da Diaconia Santo Antônio, Diac. Lourival Fernandes destacou a fundamental assessoria da Cáritas Arquidiocesana na orientação da ação social e no acompanhamento e estímulo aos projetos de inclusão produtiva. A partir do mês de abril os encontros de formação serão realizados nas áreas pastorais.

Equipes de Caridade do Vicariato de Canoas.