MENSAGEIRO DA CARIDADE MANTÉM AUXÍLIO NO PERÍODO DA PANDEMIA

21/05/2020 19:21:54

O período de isolamento social determinado pelas autoridades públicas e de saúde não impediu que o Mensageiro da Caridade mantivesse o atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Porto Alegre. O serviço às pessoas carentes foi realizado com sentido de solidariedade diante da dificuldade para atravessar esse contexto. Muitas pessoas estão em suas casas respeitando o isolamento social sem se dar conta do sofrimento que afeta muita gente, que perdeu a oportunidade de trabalho.

Os Centros Social Pe. Irineu Brand e Madre Madalena e a Casa de Convivência Santa Clara foram transformados em centrais de apoio social às famílias das regiões com maior depressão socioeconômica da Capital. O Centro Social de Cultura e Artes Padre Irineu Brand, localizado na Vila Maria da Conceição, atende em suas oficinas no contraturno escolar 260 crianças e adolescentes, que além de participar de atividades socioeducativas dispõem de alimentação e formação humana integral. O Centro Social Madre Madalena, localizado na Região da Grande Cruzeiro, atende de segunda a sexta-feira a 30 adolescentes em oficina de Preparação para o Trabalho e 25 idosos em Serviço de Convivência, além de acompanhamento a mais de 113 famílias da comunidade.

Já o Centro de Convivência Santa Clara acolhe 72 idosas em atividades diárias. Outras 50 idosas participam de projeto de Serviço de Convivência na Paróquia Nossa Senhora da Glória. Como as autoridades determinaram a interrupção desses serviços, para evitar a aglomeração e contaminação do coronavírus, a entidade passou a mobilizar recursos e apoio para evitar que as famílias ficassem desatendidas. O trabalho no contexto da pandemia pode ser conferido no jornal eletrônico mensal Mensageiro da Cáritas que está no link:

SEGURANÇA ALIMENTAR: O Mensageiro da Caridade manteve no período de isolamento seu programa de Segurança Alimentar. Todos os meses são repassados, através de uma rede de apoio de 83 paróquias, 24 toneladas de arroz que beneficiam 6.022 famílias pobres. Sem esse alimento o sofrimento seria ainda maior por falta de um programa governamental mais abrangente que atenda a toda a população vulnerável.

Além desses serviços, a entidade mantém as oficinas de eletroeletrônica, computação, marcenaria, estofaria e reciclagem, para reforma de bens doados e qualificação profissional que beneficia 39 jovens com a preparação técnica para o trabalho e formação humana integral. Centenas de pessoas que hoje tem seu próprio empreendimento tiveram seu aprendizado básico nas oficinas da instituição.

Somente no primeiro trimestre de 2020, a entidade auxiliou 136 famílias com a doação de móveis, eletrodomésticos e equipamentos hospitalares (cadeira de rodas, andador, muleta, cama hospitalar e fraldas geriátricas). O Diretor Executivo do Mensageiro da Caridade, Luís Carlos Campos, afirmou que a comunidade está convidada, tão logo passe o período recomendado de isolamento, a visitar os diversos serviços e estruturas da entidade para conhecer a abrangência da ação social realizada.

Mais informações sobre a atividade do Mensageiro da Caridade estão no arquivo eletrônico da entidade da revista que retratou as ações de 2019. O impresso pode ser lido no arquivo eletrônico no link:

Entrega de cesta básica no Centro Social Pe. Irineu Brand.

Oficina de eletroeletrônicos do Mensageiro da Caridade.

Alimento para distribuição no Centro Social Madre Madalena.

Carga de alimento para as comunidades.