Notícias

Ação integrada ajuda população migrante

11/05/2021 12:12:10

Uma ação cooperativa vai beneficiar as pessoas em situação de mobilidade humana que chegam a Porto Alegre e Região Metropolitana. No dia 29 de abril, o Mensageiro da Caridade repassou para o CIBAI/Migrações um carregamento de roupas e calçados. Uma das preocupações é atender a necessidade das famílias migrantes no período de queda das temperaturas com a proximidade do inverno.

Foram repassadas pelo Mensageiro da Caridade 1,5 mil peças de agasalhos. O material será distribuído para os migrantes que são acolhidos para o atendimento na entidade instalada junto à Igreja da Pompeia. O integrante da Equipe do CIBAI, Pe. James-Son Mercure, afirmou que a necessidade aumentou muito nas últimas semanas. “Já entregamos parte da carga para a associação dos haitianos, no bairro Floresta”. Um grupo de voluntários está ajudando a separar o restante das roupas para destinar àqueles que solicitam esse apoio. “Somos muito agradecidos, porque quando surge uma necessidade dos migrantes o Mensageiro da Caridade está sempre pronto a nos auxiliar”.

A Assistente Social do Mensageiro da Caridade, Marta Bangel, explica que essa ação em rede é fundamental para assegurar os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade social. “Sabemos que os migrantes são aqueles que estão mais expostos às dificuldades porque, além da dificuldade de comunicação devido à língua diferente, encontram enorme dificuldade para ter acesso ao mercado de trabalho neste período de pandemia”.

Doação será distribuída aos migrantes.