Notícias

Concessão de benefício alivia crise familiar

21/09/2022 15:29:56

A crise econômica que afetou as famílias durante a pandemia continua produzindo efeitos nefastos. Muitas pessoas não têm condições de adquirir o gás de cozinha para preparar o alimento. No início de setembro, o Centro Social de Cultura e Artes Padre Irineu Brand, mantido pelo Mensageiro da Caridade na Vila Maria da Conceição, realizou a entrega do segundo lote de vale-gás, beneficiando as famílias em situação de vulnerabilidade social da comunidade.

Segundo o assistente social Jonas Pertile, o benefício é destinado à famílias inscritas no Cadastro Único que habilita para os programas sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para ter acesso ao benefício elas precisam comprovar renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional, ou ter entre seus integrantes pessoa que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Pertile salienta que o objetivo do programa é conceder um alívio financeiro à parcela mais pobre da população brasileira. “Essa faixa populacional é a que mais sofre com o aumento constante no preço do gás de cozinha. Somente em 2021, o produto teve um reajuste de 30%, tornando-se um dos itens com o maior peso no orçamento doméstico”. Ele explica que um número expressivo de beneficiados é de mulheres, que perderam o ingresso de recursos na composição da renda familiar com a pandemia. “Por isso, é importante essa priorização na destinação do recurso”.

Vale-gás foi entregue às famílias.