Notícias

Arquidiocese celebra o Dia Mundial do Pobre

18/11/2022 13:30:12

Com intuito de atender a convocação do Papa Francisco, a Arquidiocese de Porto Alegre realizou no dia 13 de novembro a Celebração do Dia Mundial do Pobre. A atividade foi realizada na Catedral Metropolitana. Antes da Santa Missa, aconteceu uma exposição de atividades e projetos sociais desenvolvidos nas paróquias, comunidades e organizações católicas que atuam na assistência social. O Mensageiro da Caridade contribuiu ativamente na organização e realização do evento religioso-cultural, promovido pela Dimensão de Justiça Caridade e Paz da Arquidiocese.

A riqueza e a diversidade do trabalho social foram mostradas no átrio da Catedral com a recepção feita pelos integrantes da Orquestra PROJARI Guaíba, projeto social das Irmãs de São José. Os adolescentes executaram músicas clássicas ao som dos violinos. Diversos grupos trouxeram para a exposição a produção artesanal e as diversas ações de atendimento à população em situação de vulnerabilidade social. Na Santa Missa, o bispo referencial da Caridade na Arquidiocese, Dom Adilson Pedro Busin, afirmou que estão crescendo diferentes formas de pobreza e a solidariedade é o único caminho para superá-las.

“Guerras, fome, crianças abandonadas, migrantes, população em situação de rua são enormes desafios para a ação da Igreja”. Ele afirmou que o mundo tem hoje 1 bilhão de pobres famintos que exigem atitudes urgentes. “Não basta a palavra de defesa dos direitos, é necessário praticá-la”. Para os agentes e lideranças de toda a arquidiocese que participaram da celebração, Dom Adilson afirmou que o corpo sofrido dos pobres é o altar da fraternidade e pediu a renovação de compromisso com a solidariedade, a acolhida e o cuidado dos pobres. No final da missa aconteceu o envio dos Pequenos Reis Magos, projeto integrado por crianças e adolescentes da iniciação à vida cristã que promovem a solidariedade com crianças de países pobres.

Após a missa, ocorreu uma grande confraternização no Salão de Eventos da Catedral, que reuniu agentes da caridade e a população beneficiada pelo trabalho da Igreja. Foi servido um lanche preparado pela equipe da caridade da Paróquia São Jorge. Diversas apresentações culturais, entre elas a dança de duas surdas venezuelanas e a Orquestra Jovem do RS abrilhantaram a celebração. O Coordenador da Dimensão da Caridade da Arquidiocese, Elton Bozzetto, ressaltou que a ação social da Igreja é feita por milhares de mãos generosas. “Louvamos a Deus por tantas pessoas abnegadas que não cedem à tentação da indiferença e constituem essa grande rede da caridade que cuida das pessoas e promove seus direitos, para que tenham uma vida digna”.

Celebração aconteceu na Catedral Metropolitana.