Notícias

Idosas dialogam sobre cultura e espiritualidade

05/12/2022 11:38:51

No dia 09 de novembro, o Grupo de idosas do Centro de Convivência Santa Clara participou de uma atividade desenvolvida pelo grupo de trabalho do Banco de Livros, sobre a festa de Halloween. A facilitadora da atividade, Ângela Ferreira, convidou as idosas a participarem caracterizadas, com intuito de provocar a criatividade. O pedido foi acatado e as idosas se divertiram muito, cuja felicidade estava estampada em cada rosto.

A atividade desenvolvida pela facilitadora explicou a origem do Halloween, do "Dia de Los Muertos" e do dia do Saci, mostrando os diferentes jeitos de fazer memória dos entes queridos, do folclore e mostrar que nas diferentes culturas existe um modo de estabelecer laços estreitos com o sobrenatural e espiritual. Ela afirmou que “é necessário aprender com culturas diferentes, sem esquecer que há um misto de crença e um folclore rico”.

As idosas vibraram com a retomada das programações presenciais, pois estavam sentindo muita falta com a paralisação das festividades devido à pandemia. O assistente social Jonas Pertile salienta a importância do contato pessoal e a convivência que fortalece os vínculos de amizade e proximidade. “Aos poucos estamos retomando plenamente as atividades. Mas, o mais importante é que as idosas estão se sentindo muito felizes”.

Caracterização mostrou criatividade dos participantes.