Notícias

Entidade realiza ciclo de reflexão sobre segurança alimentar

31/01/2023 18:11:32

O Mensageiro da Caridade se antecipou à Campanha da Fraternidade e está trabalhando com as comunidades o tema do direito à alimentação e a segurança alimentar e nutricional. Através de programa desenvolvido em parceria com a Cáritas RS e a entidade alemã Adveniat, a entidade está realizando uma ação educativa junto às famílias em situação de vulnerabilidade social da Região Metropolitana.

Um ciclo de palestras e estudos acontece em três núcleos de Viamão, Alvorada e Esteio com as mulheres cujas famílias foram beneficiadas com uma cesta básica que contém produtos adquiridos junto a cooperativas de produtores familiares. No mês de dezembro, a atividade teve como foco o direito à alimentação. Os encontros de estudos foram muito animados e participativos. Para o mês de janeiro, está projetado o repasse de orientações sobre a produção urbana de alimentos sadios, com a transmissão de técnicas agronômicas e conhecimento sobre tipos de alimentos e adaptação climática e ambiental.

Segundo a assistente social do Mensageiro da Caridade, Cintia Colombo, as participantes estão mostrando interesse sobre o debate da política pública de segurança alimentar. O grupo ligado à Paróquia da Vila Elza, está vislumbrando a possibilidade de uma ação intercomunitária para reforçar o trabalho do Conselho de Segurança Alimentar e fazer incidência política para a ampliação do programa municipal de distribuição de alimentos. Já em Esteio, o grupo solicitou a ampliação do programa de formação sobre a política pública de segurança alimentar.

Cintia salienta que é necessário despertar nas pessoas em situação de vulnerabilidade o seu protagonismo para que as famílias não apenas conheçam seus direitos, mas atuem na proposição de ações ao poder público, a fim de garantir o acesso ao alimento e à educação alimentar. Segundo estudo realizado pela PUCRS, na Região Metropolitana de Porto Alegre 1.182.172 pessoas vivem com um quarto do salario mínimo por mês.

Diálogo com famílias assistidas na cidade de Esteio.