Idosas contribuem para memória histórica da Capital
03/10/2024 16:32:56
As idosas que participam do grupo Raio de Sol da Paróquia Nossa Senhora do Trabalho, na Vila Ipiranga, acompanhado pelo Mensageiro da Caridade, estão participando de um projeto de conhecimento do patrimônio cultural da cidade. No dia 23 de setembro, o grupo recebeu a professora da UFRGS, Márcia Bertotto, que apresentou o projeto Patrimônio nos Bairros, que tem o objetivo de desenvolver atividades de educação patrimonial.
Ela explicou que a educação patrimonial é o processo de ensino e aprendizado que visa promover a valorização e a preservação do patrimônio cultural, histórico e natural de uma comunidade. “Envolve a conscientização sobre a importância do patrimônio, a compreensão de seu valor para a identidade e a memória coletiva, e a promoção de práticas que garantam sua conservação para as futuras gerações”. Essa atividade é acompanhada pelas alunas de museologia Amanda Trois, Klara Maciel e Goretti Bustierre.
Essa iniciativa está realizando o mapeamento das instituições culturais, assistenciais e religiosas que se situam no território do Museu da Cultura Hip Hop do RS, com intuito de construir um memorial com informações históricas e culturais da Zona Norte da Capital. A assistente social do Mensageiro da Caridade, Cintia Colombo, afirmou que a participação dos idosos é importante nesse projeto para recolher elementos históricos e culturais da comunidade, que contribuem como memória viva da história de Porto Alegre.