Confraternização comemora o Mês do Idoso
25/10/2024 10:37:12
As idosas e os idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos mantido pelo Mensageiro da Caridade, participaram de uma grande confraternização no dia 23 de outubro. Os grupos funcionam no Centro Social Madre Madalena, no Centro Social Pe. Irineu Brand e no Bairro Glória. O evento foi realizado no Salão da Paróquia Sagrada Família, no Bairro Cidade Baixa. A atividade contou com apresentações artísticas e culturais preparadas pelos próprios grupos que puderam desfilar com desenvoltura suas habilidades e competências.
Conforme a assistente social do Mensageiro da Caridade, Marta Bangel, esta é uma atividade realizada anualmente em comemoração do mês do idoso. “Constitui uma oportunidade de vivenciar a alegria, integração entre os diversos grupos e fortalecimento das relações entre os participantes”. As apresentações culturais movimentaram a primeira parte do encontro. O grupo do Centro Social Madre Madalena apresentou um teatro abordando o tema da honestidade. A peça destacou, através de uma festa real a importância da transparência e da honestidade nas relações interpessoais. As idosas da Glória e do Centro Social Pe. Irineu Brand realizaram apresentações de danças.
A voluntária e instrutora de teatro, Caroline Cruz, salientou a importância de fortalecer os comportamentos sociais. “O teatro ajuda a fixar memórias e auxilia na liberdade de expressão. Essas dinâmicas teatrais proporcionam vida e movimento, que os torna mais ativos e interativos em seus espaços de convivência”.
Para a migrante e costureira venezuelana, Miriam Filips, que há dois anos frequenta o grupo, a participação neste espaço de convivência ajudou muito na sua acolhida no Brasil. “Formamos uma família, que nos ajuda nos aspectos psicológicos, nas atividades físicas e em manter nossa mente ativa”. O aspecto mais importante é “que elas me entendem apesar da língua diferente, é que nem todas as palavras consigo falar em português. Fico impressionada pelo sentimento humanitário que existe em nosso grupo. Elas me tratam como se fosse de suas famílias. São muito acolhedoras”.
Após o almoço de uma saborosa pizza, os participantes do encontro foram agraciados com o sorteio de uma série de prêmios. Para concluir o evento, o Grupo Maruza animou o baile que se estendeu durante a tarde.