Mensageiro da Caridade auxilia na reconstrução no Vale do Taquari

10/04/2024 12:17:38

Graziela Cristina Paniz vai equipar a casa com móveis e eletrodomésticos e retomar a produção de doces que vende para garantir a renda familiar. Cristiane Tonini recebeu cimento, fios elétricos e piso para reconstruir a sua casa. Ela afirmou que vai conseguir melhorar a condição de vida da família e cuidar do filho autista. Essas moradoras perderam suas casas com as enchentes de setembro de 2023.

A reconstrução das vidas e das estruturas habitacionais das famílias de Roca Salles e Encantado recebeu um aporte importante do Mensageiro da Caridade. Centenas de residências foram destruídas pelas enchentes que ocorreram nos meses de setembro e novembro de 2023. De modo emergencial, a entidade destinou à cidades móveis, alimentos e utensílios domésticos. No entanto, a maior preocupação era oferecer o suporte para a reconstrução das benfeitorias perdidas.

No mesmo mês do acidente, o Mensageiro da Caridade desenvolveu campanha de arrecadação de bens e de recursos financeiros. Para identificar as demandas das famílias, a entidade trabalhou em rede com instituições locais. O colégio São José das Irmãs Scalabrinianas realizou o levantamento das necessidades das famílias. Esse estudo permitiu o direcionamento adequado do auxílio para atender às necessidades.

Após a seleção das famílias, no final do março, foi realizado um encontro online com os beneficiários para confirmar as necessidades existentes. Essa ação foi acompanhada pelo serviço social da entidade que conferiu a situação de vulnerabilidade das famílias do município.

No dia 05 de abril, em reunião presencial com as famílias foram anunciados os investimentos a serem realizados para reconstrução de residências e aquisição de mobília para assegurar as condições de habitabilidade. As famílias beneficiadas tiveram a oportunidade escolher ou a mobília ou os materiais de construção de acordo com suas necessidades.

Segundo o diretor executivo do Mensageiro da Caridade, Luís Carlos Campos, serão beneficiadas onze famílias de Roca Sales e uma de Encantado, que tiveram suas residências destruídas e não conseguiram concluir a reconstrução ou mobiliar as casas por conta própria. “Nos sensibilizamos pelos relatos de dor e sofrimento da população local. Nosso intuito é assegurar que as famílias possam retomar suas vidas com normalidade”.

O dirigente explica que o apoio neste momento é muito importante, porque diante do acontecimento a mobilização emergencial é facilmente realizada. No entanto, “a ajuda para reconstruir as condições habitacionais é morosa e muitas vezes inacessível. Por isso, o Mensageiro da Caridade não abandona as pessoas nos momentos de maior dificuldade”. Campos faz um agradecimento especial aos doadores do Mensageiro da Caridade que, com generosidade, contribuíram com recursos financeiros e com bens para socorrer as famílias atingidas.

Auxílio entregue às famílias do Vale do Taquari.