Ações Sociais

Políticas Públicas

Em sua trajetória histórica, o Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre sempre priorizou o trabalho de articulação com outras entidades sociais na perspectiva de construção de políticas públicas voltadas para a área social.

Foi protagonista na elaboração de ações voltadas para a garantia de direitos sociais e fortalecimento da rede de atendimento. Nos últimos anos, coordenou o Fórum Permanente da Mobilidade Humana com o intuito de assegurar a aprovaçãoda nova Lei Migratória e acolhimento e acompanhamento aos migrantes, refugiados e solicitantes de refúgio. Nos espaços das CORAS, promoveu a discussão e a adoção de estratégias de ampliação da rede socioassistencial.
Ao mesmo tempo atuou na integração entre as entidades assistenciais eno fortalecimento do terceiro setor. A instituição possui como foco principal a transparência no trabalho efetuado, articulação em rede e protagonismo das ações de defesa e garantia de direitos sociais, especialmente à crianças, adolescentes e idosos.