Notícias

Curso qualifica gestores de projetos sociais

12/11/2025 21:18:12

“Estamos contribuindo para qualificar o trabalho da rede socioassistencial e também da dimensão da caridade da nossa Arquidiocese, fortalecendo a humanização e promoção humana”. A afirmação é do diretor executivo do Mensageiro da Caridade, Luís Carlos Campos, ao avaliar a execução do Curso de Coordenadores de Projetos Sociais. A atividade foi realizada de 06 a 10 de outubro na sede do Mensageiro da Caridade.

A atividade gratuita qualificou vinte e três coordenadores de projetos para atuar na execução das políticas públicas e na gestão das instituições assistenciais. O advogado Marco Rippel afirmou que os gestores têm grande responsabilidade na condução das instituições e no cuidado do ordenamento jurídico-institucional, porque a execução de qualquer atividade exige a constituição legal e o registro formal nos órgãos reguladores para que a atividade possa ser executada com tranquilidade. “Nossa responsabilidade é com a missão institucional e no atendimento adequado aos usuários de nossos serviços, por isso o coordenador tem uma função chave para que a promoção das pessoas possa ser alcançada, afinal, nossas instituições existem para cuidar das pessoas”.

O cursista de Gravataí, Cláudio Rodrigues, afirmou que esta formação auxilia muito na compreensão das diversas questões que implicam no desenvolvimento de projetos sociais, especialmente, na gestão das associações e entidades. “Estamos trabalhando em nossa paróquia para que a pastoral social esteja cada vez mais adequada à orientação da Arquidiocese. Com essa reorganização e as orientações aqui recebidas vamos qualificar a ação da caridade”. Ele destacou a importância das orientações para a captação de recursos junto aos governos municipal, estadual e federal, para desenvolver uma ação de emancipação das pessoas e preparação para o trabalho.

Formação destacou diversas atribuições dos coordenadores.